sexta-feira, 7 de março de 2008

apt-build

Tenho que admitir que sou um utilizador compulsivo do apt-get e por vezes do aptitude, chego a passar tardes a instalar e a desinstalar programas. E numa dessas tardes descobri este “pequeno” programa. Ele funciona sobre os mesmos repositórios do apt-get, logo temos acesso aos mesmos programas que o apt-get. Mas na altura de instalação desses mesmos programas é que as coisas mudam uma vez que eles são são optimizados para a nossa máquina.

Neste caso como estou a usar Ubuntu bastou-me fazer um “sudo apt-get install apt-build”. A configuração começa automaticamente pedindo ao utilizador o nível de optimização, neste caso temos baixo, médio e alto. Depois escolhemos o tipo de sistema em que estamos a instalar o apt-build, como sou possuidor de um centrino o sistema que eu escolhi é o pentium-m.

E pronto estamos prontos a usar o apt-build. Basicamente, usa os mesmos parâmetros que o apt-get.

Temos, por exemplo:

  • apt-build update
  • apt-build install
  • apt-build world

Este último não existe no apt-get, mas é bastante interessante e faz uma optimização ao sistema todo.

E pronto, neste momento estou a optimizar o mplayer para a minha máquina.

PS: Já agora, enquanto escrevia este post, deu na televisão que já está disponível o mais recente jogo da Floribella. É isso meus amigos, ela mesmo. E agora que o natal está à porta, acho que não vou perder a oportunidade.

Nenhum comentário: