sexta-feira, 7 de março de 2008

Tv linux

Recentemente vi um post bastante interessante no PeopleWare, onde se disponha a dar a conhecer certos e determinados programas que nos permitiam ver televisão no computador, bastando para isso ter ligação a Internet. Esta ligação convém que seja um bocadinho rápida senão não se vê as coisas com muita fluidez.

Seja como for, estes respectivos programas são todos para Windows. E eu como utilizador Linux gostava imenso de ter esse serviço. Logo, comecei por dar uso ao Wine. Mesmo assim não conseguia ver pois o programa que eu tinha instalado tinha algumas dependências, ou seja, quando ia tentar ver o meu bonito futebol dava um erro. Fui pesquisar um bocadinho, e não é que deu resultado:

  • O programa que eu recomendo que usem é o TVAnts, é o mais usado para ver os jogos de futebol. Podem fazer o download aqui;

  • Quem não tem o Wine vai ter de o instalar. Eu fiz “sudo apt-get install wine“. Se o vosso sistema for Debian façam o mesmo;

  • Agora que temos o Wine instalado e o setup do TVAnts é chegada a altura de o instalar. Para isso basta ter um terminal aberto, ir para a pasta onde está o setup e escrever “wine TVAntsSetup.exe“.

  • Agora que temos o TVAnts instalado temos que o configurar. E vamos configura-lo tendo como intenção usar o Mplayer para ver os jogos em directo. Vamos ao menu do Wine e abrimos o TVAnts.

  • Agora vamos a “tools -> settings“. Escolhemos a tab “Broadcast“. No campo “Listen Port” vamos colocar a porta 1755 que é a porta que o Mplayer usa por default. E activamos o campo “Enable access from other computers”.

  • O que o TVAnts faz realmente é criar um servidor no nosso computador. Mediante os canais que vamos adicionando, ele vai criando vários endereços de streaming de vídeo que correm directamente na nossa máquina. Para os pudermos ver basta ter o Mplayer. Escusado será dizer para terem cuidado com o tráfego.

  • Agora vamos deslocar-nos ao site tugalive e escolher os jogos que queremos ver e que usem o programa TVAnts.

  • Uma vez decidido o jogo, carregamos com a tecla direita no endereço e copiamos o link. Voltando novamente ao TVAnts, vamos a tab “Channels“, carregamos no botão “add“, colamos o endereço no campo “URL” e fazemos “Ok“.

  • Se tudo estiver a correr bem vai dar um erro, mas não importa. O que importa mesmo é o endereço que está nesse erro que vai ser o usado como parâmetro para o Mplayer, ou seja, no terminal escrevemos “mplayer endereço“. No meu caso o endereço foi “http://localhost:1755/1.asf” onde o canal é “1.asf” mas podia ser outro, caso tivesse mais canais activos.

Espero que vos seja útil esta informação. Para mim foi. Caso tenham alguma dúvida é só comunicar aqui a minha pessoa.

P.S. Como deu para perceber este programa é mais virado para jogos de futebol, mas eu ontem estava a ver o canal Discovery com legendas em Chinês. Eram bonitas as legendas.

Nenhum comentário: